Gonorreia: Sintomas, Contágio e Cura – O Guia Completo
Gonorreia: Sintomas, Contágio e Cura – O Guia Completo
Blog Article
A gonorreia é uma das Infecções Sexualmente Transmissíveis mais comuns globalmente, atingindo inúmeras pessoas a cada ano. Causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, essa doença pode comprometer tanto homens quanto mulheres, e, se não tratada, pode levar a complicações graves. Neste artigo, abordaremos os sinais mais comuns, meios de contágio, métodos de detecção e formas de cura da doença gonocócica.
Entendendo a Gonorreia
Essa IST é uma doença causada por bactéria que afeta principalmente as estruturas do sistema genital, abrangendo uretra, colo do útero, canal anal e faringe. Mesmo que possa ser curada com antibióticos, a não identificação inicial pode resultar em consequências graves.
Sinais e Sintomas da Gonorreia
Os sintomas da gonorreia podem variar de acordo com o sexo, e, em certos quadros, a doença pode não apresentar sintomas. Se houver sintomas, os indicadores típicos podem ser:
Em Homens:
Corrimento purulento na uretra
Sensação de queimação ao urinar
Inflamação na bolsa escrotal
Inflamação na região da uretra
Em Mulheres:
Secreção vaginal de aspecto incomum
Dor ao urinar
Sangramentos fora do período menstrual
Sensação dolorosa na penetração
Sensação de peso na pelve
Sintomas Adicionais:
A gonorreia também pode afetar a garganta, gerando sintomas como dor e vermelhidão, podendo acometer os olhos e o ânus, causando irritação, secreção e inflamação.
Como a Gonorreia é Transmitida?
A maneira mais frequente de propagação se dá através de relações sem proteção, abrangendo relações vaginais, anais e orais. Ademais, a doença pode ser passada da gestante para o bebê, levando a infecções neonatais, como infecção ocular grave.
Diagnóstico da Gonorreia
A detecção da doença é realizado por meio de testes clínicos, como:
Teste de urina: detecta a presença da bactéria no trato urinário.
Coleta mais informações de secreção genital: realização de cultura bacteriana a partir de amostras biológicas.
Teste molecular: técnica altamente sensível para confirmação da doença.
Abordagens Terapêuticas e Preventivas
A cura depende da administração de antibióticos, geralmente uma combinação de ceftriaxona e azitromicina. Todavia, com o aumento da resistência dos micro-organismos aos antibióticos, é imprescindível cumprir o tratamento corretamente para prevenir reinfecções.